Prevenção de Possíveis Lesões na Prática de Pole Dance

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Cristiane Chagas,

Falando sobre Postura

Uma boa postura é muito importante para a prática de qualquer atividade. Dores musculares e problemas articulares são muitas vezes provocados pela adoção de uma má postura durante determinada atividade. O centro de gravidade deve passar por pontos específicos no corpo.

Durante uma prática com danças e giros é imprescindível sua centralização para evitar quedas ou “mau jeito” no movimento.

De uma boa colocação da musculatura respiratória e abdominal, depende uma boa postura.  Para exemplificar, veja o vídeo abaixo. 

 ATIVIDADE PROPOSTA PARA CONSCIENCIA CORPORAL E POSTURAL

  Eventualidades no treino

Avaliação médica é o primeiro passo que garantirá um treino seguro ao praticante. Por exemplo:  portadores de doenças como labirintite, hipertensão arterial e diabetes só podem treinar se estiverem sob controle medicamentoso. Grávidas devem evitar iniciar novas atividades, exceto se indicadas pelo obstetra. Normalmente mulheres que engravidam após alguns meses da atividade já iniciada, podem continuar praticando, mas o ideal é sempre consultar o seu obstetra.

É normal sentir tontura ou mesmo pressão na cabeça quando começamos uma atividade. Nosso corpo começa a queimar de forma diferente as quilocaloria consumidas nos alimentos, o que por um lado é ótimo! Vamos secar! Em contrapartida, manter uma alimentação saudável pode nos permitir secar sem passar pelos incômodos causados por um jejum em hora errada.

O excesso de força em membros superiores pode elevar a pressão arterial causando pressão na cabeça. Se isso acontecer, sente-se, respire profundamente, com calma, e aguarde. Evite deitar-se nesse momento. A pressão elevada se controla sentada.

Agora, se você sentir tontura com sensação de desmaio, deite-se um pouco e deixe as pernas elevadas na altura de um degrau. Não encoste as pernas na parede, isso vai interromper o fluxo sanguíneo impedindo o reequilíbrio da pressão. Sempre mantenha uma respiração adequada durante o treino, esta será a melhor forma de evitar problemas que nos levem ao desânimo.

Ebook Gratuito

Pole dance, os 07 passos essenciais para uma trajetória de sucesso>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

PREVENÇAO DE LESOES

Aquecimento / alongamento

Toda atividade deve ser iniciada por uma sequencia de aquecimento. Aproveite este momento para concentrar nos músculos abdominais, fazer alguns exercícios isométricos para braços, afinal, eles vão segurar a barra, literalmente, durante o exercício.

Exercícios estáticos de ponta podem ajudar no equilíbrio e nos giros. Execute sua aula com atenção, sem pressa, os movimentos são aprimorados com o tempo. Os músculos, articulações e a própria pele vai criando uma memória do exercício.

Exageros comprometem o próximo treino, trazem desânimo e lesões. Nós não queremos lesões, meninas! Após o seu treino, dedique ao menos 20 minutos para alongar cada músculo. Pense que o alongamento é o carinho dedicado ao mais profundo, debaixo da pele.

Perceba os músculos mais exigidos e dedique-se, respire, pense no músculo, ele vai ganhando espaço a cada respiração e como forma de agradecimento, alinhando suas fibras delicadamente para um perfeito funcionamento. Acabado o alongamento, um banho morninho vai renovar todo seu corpo.

Dores, Cansaço, hematomas

A fadiga muscular pode ser evitada com uma alimentação equilibrada e boa hidratação, com água, é claro. No dia seguinte ao treino, caso tenha algum incomodo muscular, utilize uma bolsa de água quente enrolada com uma toalha úmida sobre o músculo, isto ajudará a aumentar a circulação sanguinea no local, promovendo melhor oxigenação e retirada dos resíduos químicos depositados no músculo decorrente da prática esportiva e transformação metabólica.

Evite ambientes muito frios após a pratica, ou use meias. Os pés gelados após atividades podem causar câimbras ao dormir. Quanto à pele, é normal apresentar alguns hematomas. Com o tempo de prática isso reduz, mas cuidar da pele é fundamental para garantir uma boa aparência e elasticidade. Use bons hidratantes após o treino e sempre evite-os antes da prática.

Óleos são bons e cheirosos, mas não nutrem profundamente a pele. Use-os mesclados a loções corporais ou cremes hidratantes. Caso sua pele seja oleosa, prefira as loções.

Observando essas dicas e as colocando em prática, seu treino haverá de ser um sucesso!

Pole dance, prática transformadora!

Ebook Gratuito

Pole dance, os 07 passos essenciais para uma trajetória de sucesso>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.